Histórias femininas, as nuances da representatividade e a luta pela saúde pública de qualidade: confira as estreias de maio no Futura
Compartilhar
Reflexões sobre visibilidade, memórias e desconstrução ganham ainda mais destaque na programação do Futura em maio.
Com a chegada de um novo mês, mais uma rodada de estreias começa a ganhar espaço na programação do canal. A nova leva já se inicia trazendo as expressões femininas e a importância das mulheres no trabalho e na literatura como tema principal. A saúde também tem espaço, com os bastidores de uma unidade básica de atenção psicossocial e os efeitos da perda de filhos na vida de um grupo de mães.
No dia 2, o programa Mulheres no Mercado de Trabalho problematiza o lugar socialmente ocupado por elas e as nuances de suas vidas fora do âmbito familiar. No dia seguinte, o curta Estica, Alonga CAPS expõe o dia a dia de uma instituição psiquiátrica social.
Abrindo a faixa Mundo.doc, A Escrita Delas nos leva a questionamentos sobre a importância do gênero na produção literária, celebrando a arte feminina no Brasil; e a exaltação a boas histórias segue em LGBT + 60, que retrata a vida as dores e as vitórias da vida de cinco idosos brasileiros.
Ciência Para Todos: premiação está com inscrições abertas
Fechando o mês, a vida de mães que perderam seus filhos devido à violência na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, é o ponto cental do documentário Desova.
Confira a programação completa de maio e as estreias imperdíveis deste mês.
Estreias de maio no Futura
Mulheres no Mercado de Trabalho (23 min.)
É a mulher que, muitas vezes, precisa escolher entre desenvolver sua carreira e cuidar da família como se ambos fossem excludentes para então lidar com a culpa dessa “escolha”. É preciso problematizar o lugar ocupado historicamente pelos homens!
Estreia: 02/05, quinta-feira, 21h.
Horários Alternativos: Toda segunda-feira, 04h30 e quarta-feira, 15h30.
Curta: Estica, Alonga CAPS (8 min.)
Por meio de atividades físicas, pacientes integram-se a um plano de cuidados que inclui os exercícios com o corpo como atividade rotineira numa unidade básica de atenção psicossocial.
Estreia: 03/05, sexta-feira, 23h.
Horários Alternativos: Todo sábado, 03h45 e domingo, 19h.
Mundo.doc: A Escrita Delas (70 min.)
Documentário que investiga a autoria feminina na literatura, questionando se a escrita pode ser defi nida pelo gênero do autor. Por meio de entrevistas com escritoras renomadas, o fi lme explora diferentes perspectivas sobre o tema, oferecendo uma reflexão profunda sobre a influência feminina na literatura e celebrando o legado das mulheres na arte da escrita.
Estreia: 10/05, sexta-feira, 23h.
Horários Alternativos: Todo domingo, 04h e sexta-feira, 02h.
LGBT + 60 (12 min.)
Relatos de superação, resistência, amor e orgulho. Em cinco episódios, “LGBT+60: corpos que resistem” traz histórias inspiradoras que revelam a trajetória de luta e celebrações de idosos brasileiros LGBT+.
Estreia: 17/05, sexta-feira, 21h15
Horários Alternativos: Toda terça-feira, 04h e quinta-feira, 20h30.
Mundo.doc: Desova (30 min.)
Documentário que aborda o tema do desaparecimento forçado na Baixada Fluminense, retratando os atravessamentos nas vidas das mães que perderam seus fi lhos.
Estreia: 31/05, sexta-feira, 23h.
Horários Alternativos: Todo domingo, 04h e sexta-feira, 02h.
Sobre o Futura
O Futura é uma experiência pioneira de comunicação para transformação social que, desde 1997, opera a partir de um modelo de produção audiovisual educativa, participativa e inclusiva. É uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da aliança estratégica entre organizações da iniciativa privada unidas pelo compromisso de investir socialmente, líderes em seus segmentos: SESI - DN / SENAI - DN, FIESP / SESI - SP / SENAI - SP, Fundação Bradesco, Itaú Social e Globo.
O Futura está disponível gratuitamente via Globoplay para acompanhar o sinal ao vivo da programação, além de um catálogo com mais de 185 títulos e 5.000 vídeos.
Assista também nas principais operadoras de TV por assinatura no Brasil:
- Net e Claro TV – 534 HD e 34
- Sky – 434 HD e 34
- Vivo – 68HD e 24 fibra ótica
- Oi TV – 35
É possível ainda assistir pela rede de TVs universitárias parceiras com sinal de TV aberta e parabólicas digitais.
O Futura também está presente nas redes sociais: TikTok, Instagram, X, Facebook e YouTube.