O que você quer encontrar no Futura?
Compartilhar
Colaboradores da Fundação Roberto Marinho e do Canal Futura participam de ação com Inteligência Artificial generativa
O Canal Futura completou 26 anos em 2023. E foi com o slogan É no Futura que a gente se encontra que a campanha de celebração começou, em setembro deste ano.
Entendo-se como um lugar de encontros e promoção de discussões para transformação social por meio de cultura, educação e comunicação, o Canal e a Fundação Roberto Marinho promoveram uma ação para suas e seus colaboradores: a partir da reflexão que o movimento promove encontros, e encontros geram transformação, funcionários da FRM foram convidados a utilizar uma ferramenta de Inteligência Artificial generativa para criar imagens que representassem, na opinião de cada uma e cada um, a seguinte questão:
O que você gostaria de encontrar no Futura?
Para isso, utilizaram a ferramenta online Bing, da Microsoft. Nela, escreveram linhas de comando (do inglês, "prompts") que norteiam o criador de imagens baseado em IA.
Após o envio das imagens, foram escolhidas as 3 vencedoras.
Confira as imagens vencedoras e seus criadores abaixo!
1º lugar: Ana Luiza Bernat
Para Ana Luiza Bernat, da área de Inovação Tecnológica e Suprimentos da Fundação, o convite para participar do concurso foi uma oportunidade de conhecer melhor essa nova tecnologia de geração de imagens: "Pude experimentar e, principalmente, tangibilizar essa que é uma das inúmeras maneiras de aplicarmos a inteligência artificial, tema profundamente difundido atualmente, mas, às vezes, restrito ao campo da teoria, ou a usos mais distantes do dia a dia".
A importância de uma linha de comando (prompt) "mais precisa", de acordo com a maneira com que a ferramenta de geração de imagens por Inteligência Artificial funciona, foi dos principais aprendizados do processo para Ana: "É sobre a 'calibragem' da redação do prompt. A ideia permaneceu a mesma, mas a imagem somente foi gerada após algumas tentativas".
Confira abaixo a linha de comando/o prompt que Ana escreveu para que a imagem acima fosse gerada:
Encontros de partes distintas simbolizadas por cores resultando em integração, fluidez, crescimento, transformação, educação, respeito, empoderamento, diversidade e inclusão.
2º lugar: Felipe Conrado
Felipe Conrado, coordenador da área de Comunicação e Marca da FRM, conta que sua experiência como designer o fez sentir certo estranhamento por ter de gerar uma imagem - seu habitat natural - a partir de um texto criado por ele próprio.
Essa forma de criar uma imagem, por um caminho que Felipe, um designer, não está acostumado a trilhar, levou-o a outras reflexões: "Onde fica o processo criativo nessa execução? Criar arte é algo quase artesanal, que requer subjetividade. Em contraponto, criar algo com uso de Inteligência Artificial demanda um esforço objetivo, descritivo, literal", disse Felipe.
Confira abaixo a linha de comando/o prompt que Felipe escreveu para que a imagem acima fosse gerada:
Desenho de colagem verde redonda, com imagem de um abraço no centro e ao redor imagens de televisão, Brasil, cultura e escola.
Foi um exercício diferente, pois não sabia se a interpretação da ferramenta seguiria a estética que eu havia imaginado. Fiquei impressionado com o resultado!
3º lugar: Tayná Mendes
Começar a tarefa de escrever o prompt foi o primeiro desafio para Tayná Mendes, da área de Pesquisa e Avaliação da FRM: "No início, foi um pouco difícil conseguir resumir em uma frase o sentimento que eu queria transmitir com a imagem. Foi preciso escrever, reescrever e testar os prompts que pensava até que, de fato, chegasse a um resultado que expressasse o que eu havia idealizado", diz Tayná.
A experiência, além de novidade, também foi divertida e estimulou bastante a criatividade. Para Tayná, "você precisa visualizar a imagem mentalmente, ou ao menos um esboço dela, antes mesmo de ela ser gerada pela ferramenta de IA. Em seguida, traduzi-la em texto e, por fim, vê-la se materializar".
Confira abaixo a linha de comando/o prompt que Tayná escreveu para que a imagem acima fosse gerada:
Imagem em formato de mapa do Brasil, com o mapa formado por representações culturais brasileiras diversas e pessoas diversas interagindo, com a frase "Diversidade é progresso" na faixa da bandeira, aquarela.
Essa tradução do que estava na minha cabeça para a imagem produzida pela ferramenta foi bem interessante e surpreendente!
Os prêmios para os 3 vencedores foram (do 1º ao 3º lugar, respectivamente): Samsung Galaxy S22 5G, Samsung Galaxy Watch 5 e Alexa Echo Dot com relógio.
Confira abaixo mais imagens criadas por colaboradoras e colaboradores da Fundação Roberto Marinho e também veja como foram as oficinas de imersão em Inteligência Artificial, realidade virtual e metaverso.
E você?
O que você quer encontrar no Futura?
--
Sobre o Canal Futura
O CANAL FUTURA tem a missão de contribuir, por meio da comunicação, da educação e da articulação social, para o desenvolvimento integral de pessoas e comunidades. Pretende ser um canal de expressão e um espaço de encontro para diferentes segmentos sociais. Em suas práticas e produções, o CANAL FUTURA procura ser uma referência em mídia de interesse público, capaz de inovar nos modos de realização e produção de conteúdo, assim como colaborar com processos de transformação social que emancipam o ser humano. Nesse sentido, pluralidade de pontos de vista, diversidade narrativa e coautorias são marcas de identidade.
Acesse os conteúdos Futura
Na TV:
Não perca a programação do Futura na sua TV. Você pode conferir nas principais operadoras do país pelos seguintes canais:
Sky – 434 HD e 34
Net e Claro TV – 534 HD e 34
Vivo – 68HD e 24 fibra ótica
Oi TV – 35
Na web:
Globoplay
Site do Futura
Facebook
Youtube
Tik Tok
Instagram
Twitter