Artigo: Doc Futura

O Doc Futura é uma iniciativa dedicada a fomentar a produção audiovisual crítica e criativa do nosso país por meio de uma seleção de ideias e formatos destinados a serem exibidos em canais de TV e pela web - processo conhecido no meio como "pitching". A intenção é propor uma coprodução de cineastas e produtoras com o Canal Futura.

Nos pitchings, uma banca de especialistas convidada pela equipe da Fundação Roberto Marinho, responsável pelo Canal, avalia os projetos inscritos para definir qual produção será a vencedora daquela edição.

Origem e evolução do Doc Futura

O primeiro pitching do Canal Futura aconteceu em 2005, mas somente em 2010 o modelo foi atualizado e passou a investir mais objetivamente em documentários, edição em que recebeu o nome que carrega até os dias de hoje.

O Doc Futura XV (2024) marca um momento de celebração e renovação. Além do já consagrado formato com documentários, o edital abre a categoria para curtas-metragens.

O objetivo é ampliar ainda mais a participação de cineastas independentes e reafirmar o compromisso do Futura em oferecer uma programação educativa inclusiva, com múltiplas vozes representando os diversos territórios brasileiros.

E mais: que desperte a leitura crítica do mundo de forma atraente e conectada com a perspectiva humanista, comprometida com a democracia, os direitos humanos e atenta aos desafios de construção de um futuro sustentável sem deixar de fincar os pés no presente e aprendendo com o passado.

Para mais informações sobre o Edital Doc Futura XV, clique aqui.

Para passear pelas produções vencedoras de todas as edições do Doc Futura (e assistir a elas!), confira-as abaixo.

Leva

Palavra "Leva", em branco, sobre um fundo em que há pessoas e a lateral de um prédio.

No coração de São Paulo pulsa o maior movimento de luta por moradia da América Latina. Famílias desabrigadas ocupam o edifício Mauá, um dentre muitos ocupados no centro da cidade.
Assista aqui!

Armados

Palavra "Armados" sobre um fundo escuro em que uma arma de fogo está apontada pra quem a fotografou.

A partir de quatro personagens, o documentário discute o papel que as armas têm na sociedade brasileira e o protagonismo delas no quadro de violência dos grandes centros urbanos.
Assista aqui!

De Volta

O nome do filme "De volta" está escrito sobre uma fotografia de um corredor de um presídio. Há celas em perspectiva, à direita e à esquerda.

Um registro de quatro dias atípicos na vida de quatro presidiários do Rio de Janeiro durante o período da saída temporária de Natal. Acompanhe a rotina de liberdade de Leandro, Sonia, Midiã e Anderson: os reencontros, os lugares revisitados, as expectativas, as surpresas, as decepções e o retorno ao presídio.
Assista aqui!

Escola das Águas

Bastidores da gravação da primeira temporada do programa "Desafio Nas Escolas" no CIEP 201 Aarão Steinbruch em Duque de Caxias (RJ)

A natureza é o próprio limite e o próprio caminho para uma escola no coração do pantanal. A história da criação da Escola Santa Monica e o impacto que a iniciativa causou nas famílias são retratos no documentário “Escola das águas: o desafio pantaneiro”. Onde o poder da educação revela outras fronteiras, outros caminhos, outros sonhos para as crianças, filhos, netos, bisnetos de trabalhadores da zona rural. Lá, o homem se alia a sabedoria magistral da natureza, ensinando que todos nós fazemos parte dela, nos transformando em cidadão rumo ao infinito através da educação.
Assista aqui!

Levante

Nome "Levante" em branco, sobre um fundo escuro.

O filme, feito de forma colaborativa com Faixa de Gaza, Hong Kong, México e Brasil, mostra como as novas tecnologias são poderosas ferramentas de expansão da comunicação e transformação social.
Assista aqui!

Não Saia Hoje

O título do filme "Não Saia Hoje" está escrito sobre um fundo preto.

"Não Saia Hoje" é um conselho que várias mães disseram aos seus filhos em maio de 2006. Infelizmente, muitos deles precisaram sair de casa e elas não puderam protegê-los da violência dos chamados Crimes de Maio.
Assista aqui!

#EuVocêTodasNós

Título do filme "@euvocêtodasnós" escrito sobre um fundo escuro.

O filme mostra o crescimento do feminismo com a utilização da internet e, principalmente, das redes sociais para mobilizar e sensibilizar pessoas em torno de causas da mulher. Dirigido pela jornalista e ativista feminista negra Ellen Paes e pelo cineasta Rafael Figueiredo, o doc apresenta histórias de diferentes mulheres com diferentes visões do movimento e o engajamento com o ciberativismo.
Assista aqui!

Ouvidores de Vozes

O título do filme "Ouvidores de vozes" sobre uma foto das pernas de uma pessoa que está sentada em um banco de madeira (a visão é de trás dessa pessoa).

Isabel, Reginaldo e Marlene escutam vozes e têm seu dia a dia retratado no documentário Ouvidores de Vozes. Vencedor do Pitching Doc Futura de 2016, o filme coloca em discussão o tratamento psiquiátrico no sistema de saúde do país através da trajetória de seus personagens, passando desde o diagnóstico médico, até por crenças religiosas e isolamento social.
Assista aqui!

A Primeira Pedra

O título do filme "A primeira pedra" está escrito sobre um fundo amarelo.

Documentário investiga a onda de linchamentos no Brasil e mostra como essa violência, praticada muitas vezes por pessoas que se consideram ‘cidadãos de bem’, tornou-se cotidiana.
Assista aqui!

Nem

Foto de uma parede externa de um mercado, com cartazes com anúncios de produtos e seus preços.

Ativista, prostituta e mãe postiça, Indianara surge como porta bandeira da comunidade transgênera do Brasil. Ela transmite à nova geração tudo o que sabe sobre revolução, noite e liberdade.
Assista aqui!

Prova Escrita

O título do filme "Prova Escrita" está escrito sobre um fundo branco.

Uma coordenadora pedagógica fotografa pequenas pichações na escola onde trabalha, para investigar problemas que afligem os alunos na sala de aula e na vida.
Assista aqui!

Motriz - Roda de Afeto

Cena de documentário Motriz - Roda de Afeto, onde aparecem dois homens negros, sendo um quase careca e outro com belas e grandes tranças presas

Quando foi a última vez que você viu um homem negro falar de seus sentimentos? Motriz - Roda de Afeto é um espaço seguro que leva homens a falarem sobre suas dores, alegrias e sentimentos. Precisamos falar!
Assista aqui!

Mimbó

Uma mulher com olhar sério e expressão forte usa um turbante amarelo, olhando fixamente para quem a fotografou. Ao fundo, árvores.

Após fugirem de fazendas em Pernambuco, três pessoas escravizados andaram 680 quilômetros até chegarem ao Piauí. Durante 30 anos eles viveram escondidos numa caverna e terminaram por fundar a comunidade do Mimbó. Hoje seus descendentes lutam por seus direitos.
Assista aqui!

Mulheres Que Migram

Uma mulher está de pé, com as mãos no bolso do casaco, olhando para fora do prédio em que está, por meio de uma janela basculante.

Cruzar fronteiras em busca de liberdade é o que move Romina, Ruth e Elianna, que deixaram seus países de origem para viver no Brasil. Esse filme mostra os desafios e sonhos daquelas que ousam deixar tudo para trás.
Assista aqui!

Pegadas da Floresta

Jovem indígena, com pele pintada em tom avermelhado e cablo preto liso, olha fixamente para quem a fotografa.

O doc apresenta três personagens indígenas, obrigadas por diferentes razões a viverem na cidade. A partir do cotidiano, memória e práticas artísticas dos personagens, o filme revela a realidade de violência racial e estratégias de preservação dos saberes ancestrais em um país onde a maioria da população indígena vive fora de terras indígenas oficialmente demarcadas.
Em breve, no Globoplay!